Estratégia é a produção de planos para atingir objetivos. Estratégias de Marketing são aqueles planos desenhados para atingir objetivos do marketing. Uma boa estratégia de Marketing deveria integrar os objetivos, políticas, e seqüências de acção (táctica) num todo coerente da organização. Os objetivos de uma estratégia de marketing é colocar a organização numa posição de cumprir eficazmente e eficientemente a sua missão. Classificação das Estratégias de Marketing Quanto à dominância no mercado Estratégia de liderança teste Desafiante Seguidor Nicho de mercado Estratégica genérica de Michael port Liderança de custos Diferenciação do produto Segmentação de mercado Quanto à inovação Pioneiros Seguidores imediatos Seguidores tardios Estratégia de crescimento Neste esquema coloca-se a questão: "Como é que a empresa deve crescer?" Há uma variedade de formas diferentes de responder à questão. As mais comuns são: Integração horizontal Integração vertical Diversificação (ou conglomeração) Intensificação Quanto à agressividade Aqui colocamos a questão de saber se a empresa deverá crescer ou não e se sim, com que velocidade Um esquema divide s estratégias em: construir segurar Ceifar ou colher Um esquema mais detalhado usa as seguintes categorias: Prospector Analisador Defensor Reagi